Quando pequena
todos a olhavam
achavam que seria
uma linda moça
seus olhos brilhavam...
Tinha a alegria
sabia brincar,sabia viver...
amigos fazia
por onde andava...
depois foi crescendo
na escola chegou
outras pessoas
pela vida encontrou
outras pessoas
pela vida encontrou
Pessoas na escola
entre outras tantas,
queriam fazer mal...
A chamavam de tudo,
inventavam defeitos
ameaças faziam
silêncio sobre isso exigiam...
Muito ela passou
até que um dia,
sua paciência acabou...
Deixou de lado
o medo guardado.
Falou para o mundo
o que lhe faziam...
Foi ajudada
a escola alertada.
Providências tomadas
sua vida mudada.
Agora sentia
novamente a alegria
foi até festejar
no parque passear.
Olhava sua sombra
nada mais sentia
o medo de outrora
não mais existia!
Era feliz agora
assim devia ser
os provocadores,
a lição haveriam de ter!
Um conselho ela dava
pra todos ouvirem
não calem seus medos,
e ao que não merecem,
não se acostumem!!!
chica
* Olhando essa imagem acima senti a LIBERDADE e logo pensei nessa tragédia que acontece nas escolas,se tornando quase normal em nossa realidade.
Mandamos filhos e netos às escolas e por lá, ficam a mercê de monstros em forma de crianças ou adolescentes e tantas vezes, não tem força pra gritar, tem medo e , por ele, se calam.
Essa da imagem, na minha imaginação, conseguiu se libertar e gritar.
Que todos os nossos alunos e crianças,possam ter a tranquilidade de ir e vir DAS e NAS escolas sem medos, ir às festas,sem ameaças de outros "coleguinhas"ou "amigos"... Chica
( Texto já publicado em maio/2010 em outro dos meus blogues)
bom dia Chicaaaa
ResponderExcluirPessoas felizes, incomodam muito.
Então bora ser feliz?
Vamos incomodar muitooooooo.
Eu não morro de inveja eu mato os outros de inveja rs...
bjokas com carinho =)
Há pessoas que não suportam ver outras felizes.Levar a vida para frente,sem se incomodar com provocações é um pouco difícil,mas com um geitinho especial,principalmente se for adolescente,isso para ela será muito fácil!
ResponderExcluirBjs amiga Chica!Adorei seus versos.
Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com
Chica,um caso muito triste!Minha filha sofreu muito bulliyng na escola por ser quieta, alta, ou sei lá o que!Passou momentos dificeis e dói demais!Linda poesia de alerta e de liberdade!bjs,
ResponderExcluirQuerida Chica!
ResponderExcluirInfelizmente existe muita violência e bullying nas escolas. Hoje não há mais respeito, desde a infância já temos provas disso.
A educação precisa ser mais severa e os pais mais atentos nas atitudes dos filhos.
Lindo e verdadeiro poema!
Beijos com carinho...Magda
Amei tua prosa poética,Linda!.
ResponderExcluirÉ muito serio os traumas que causam psicologicamente com piadas de mal gosto,com ofensas verbais,que não delatam visivelmente a violência .O Bullying é ou pode ser muito mais agressivo e covarde do que um tapa,ou uma briga.Ainda se tem outros tipos de abusos,que levam ao silencio,como são as violências sexuais,muitas vezes reprimidas,por opressão,vergonha ou medo.
Beijos Chica querida.
Lindo, Chica, e bem importante o que escreveu! Sabe que eu própria me revi no seu poema. Naquela época não tanto como agora já existiam também alguns problemas de que me senti vítima. Sou absolutamente contra toda e qualquer espécie de discriminação seja a que título for. Sempre a favor de que as crianças possam ser completamente felizes e possam desfrutar dos espaços em que se movimentam com a liberdade de ser as faça sentirem-se felizes e amadas.. Beijinhos e tudo de bom. Ailime
ResponderExcluirÒ Chica falta um "que" entre ..liberdade de ser que as faça....Bjs e desculpe Ailime
ResponderExcluirTirar a alegria, a fantasia, a inocência de uma criança não é condição humana! É cruel demais! Que sejam sempre amparados, protegidos. Amém!
ResponderExcluirInfelizmente essa situação tem se repetido com mais frequência e vigor. Antigamente,a criança recebia educação doméstica da mãe e o pulso forte do pai. Hoje pai e mãe saem para trabalhar e a criança fica com a babá eletrônica vendo e aprendendo o bom e ruim, sem ter ninguém para lhe dizer o que deve ou não assistir.
ResponderExcluirHá a carência afetiva (falta das presenças do pai e mãe).Daí a criança que já traz índole forte, extravasar suas carências no mais fraco. E a situação tende a se agravar se atitudes sérias não vierem ser adotadas. O que se vê por enquanto são medidas paliativas.
Excelente o teu post.
Abração.
Infelizmente, vivemos num mundo de violência...a paz da nossa infância esfumou-se!
ResponderExcluirLiberdade...palavra quase em extinção!
Beijinhos.
Nossa Chica...vc disse uma coisa forte, porém verdadeira "monstros na escola em forma de criança"...que coisa! Seu poema é atual e me chama a atenção, pois com uma filha pré-adolescente em casa, fico atenta a tudo que ela conta!
ResponderExcluirHoje já não se tem liberdade para brincar na rua, no parque, mandar a filha ir até a padaria, mercado...o que fazer! reféns em casa!
Ótimo post Chica!
Beijos
Chica vc tocou num fato comum nas escolas e que tanto tem causado traumas em crianças.É preciso muito tato mesmo para acompanhar e extirpar este medo.É preciso mesmo atenção para que os importunadores nao fiquem impunes. É preciso incentivar o direito do uso da liberdade e assim respeitar.
ResponderExcluirBelo serviço amiga.
Um abração.
Poeticamente vc falou de um problema antigo e sério demais... Ultimamente, tem sido um assunto bem discutido!
ResponderExcluirPassei por experiências meio parecidas c colegas, familiares e professores por ser retraída... Fui bastante prejudicada, mas dei a volta por cima c bastante vontade e hoje ajudo pessoas em cura emocional/interior... A vida c os seus mistérios! Risos... Lembro c risadas agora, de que me ridicularizaram porque fui pega de surpresa numa prova oral e disse os nomes de Shakespeare, Voltaire e Rousseau..., do jeitinho q se escrevem!! UAU...
Gostei de ler LIBERDADE agora!
Bjs e Boa Noite...
Essa situação causa mesmo indignação, paz é o que desejam as pessoas de bem. Um abraço!
ResponderExcluirBoa tarde Chica!
ResponderExcluirMuito bom o seu poema em forma de alerta! Nas escolas existem cada vez mais uns "diabinhos" à solta a prejudicar e a maltratar os colegas. por vezes fazem coisas horríveis. Temos que estar atentos e denunciar. Um beijo.
M. Emília