sábado, 9 de março de 2024

🌸Mas bah, que entrevero!!!


Com o intuito de brincar mais um pouco, pois sempre precisamos,  trarei uma palavra ou ditado gaúcho e, quem quiser, nos  pode deixar sua inspiração. 

Podem ser palavras, histórias, trovas, o que o coração  pedir... 

Vamos nessa? 

Hoje trago:

ENTREVERO*

google


Em um verão, a família teve a "feliz" ideia de reunir todos os membros, mesmo os mais distantes para uma confraternização.

Convites feitos e aceitos, afinal a bóia era de graça e para alguns, assim sendo, até para injeção na testa fazem filas.😉

Chegavam com filhos, agregados e até os cuscos, afinal a festa aconteceria num sítio espaçoso, bastante verdes e sombras.

 O prato escolhido?

 -O democrático entrevero: mistura de vários tipos de carnes temperadas, assadas e colocadas no pão ou não.
Todos felizes, animados a festa começou entre abraços daqueles que há séculos não se viam. 

Mas, de repente, as carnes começaram a rarear por ali...Talvez a fome não  tivesse sido bem avaliada...

Aí, começou outro entrevero...Mas não o da comida e sim  a bagunça...Todos se empurravam, querendo alcançar o panelão... Os grandes parentes amigos foram quase às vias de fato!...Haja finesse!rs

Foi um espetáculo lamentável!

E, não acabou por aí... 
A cachorrada visitante, resolveu agir e, junto aos cães da casa, atacaram os  tornozelos e as "poupanças" dos convidados...

Na certa, ficou para história aquele entrevero!



*Grande confusão de pessoas, animais ou coisas. Desordem. Choque de dois corpos na fúria dos combates. Também é um prato típico.

E vocês, se inspiram nessa palavra?

Podem fazer um post e então trazer o link ou deixar nos comentários.À vontade! Agradeço sempre!

beijos, chica

16 comentários:

  1. Bom sábado de Paz, querida amiga Chica!
    Gostei muito da junção que dez dos dois entreveros.. ótimo texto escreveu, como sempre.
    Adoro comer pão com carne e com um bom entrevero, a fome faz festa.
    Acabou-se toda finura dos convidados, rs...
    Fez-me bem à mente ler seu conto agora.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trago o link da Roselia:
      https://meumarsagrado.blogspot.com/2023/12/essencia-aquatica.html

      Excluir
  2. Rindo aqui nesta manhã de sábado, com este conto usando a palavra entrevero, que eu conheço como bá fá fá entre pessoas geralmente em festas. Mas gostei de ver este prato e também criaria entrevero na falta deste. Vamos brincar Chica pois o tempo nos propicia e a vida anda tão louca, que precisamos mesmo de humor e muita calma.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Embora com uma vida que ainda não me deixa tempos livres...aprecio muito vir aqui e, pelo menos, ver os teus desafios e a tua participação.
    Bom fim-de-semana. Bj

    ResponderExcluir
  4. Um entrevero bem feito é a maior confusão, apesar de parecer um mal feito no futuro, toda família unida acabará gargalhando ao se lembrar do tal entrevero que ninguém mais se lembrar onde ou quem começou. Desculpe amiga, não me aguentei. bjos

    ResponderExcluir
  5. Hilário, boas risadas .kkk Eta entrevero que saí do prato e vai ao desespero !!! Muito bom começar o dia com risadas.
    Participo aqui..

    Posso até gostar de saborear o entrevero em família, mas "estou fora" quando o entrevero os corpos se anuncia
    Bjsss.

    ResponderExcluir
  6. Chica, não acredito que essa sua nova postagem eu não vi! Como disse Toninho, minha cabeça está um bafafá, um entrevero que nem eu aguento mais! É blogagem nova? Desculpe-me. Li e sabes que gosto demais desse seu lado humorístico. Você já me fez gargalhar muito nesses anos todos de convivência, mas explica-me direitinho, tá? Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Voltando... sei que entrevero é um prato e conheci através do Hilbert, o faz tudo. Chica, como você escreve tão bem, sem firulas, direto e reto, mas com humor danado de bom! Amei! Linda semana e inspirações! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gosto mesmo do seu humor minha Amiga Chica. Posso imaginar a confusão.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Rindo dessa agradável postagem. Ainda não almocei e fiquei desejando esse pão com entrevero. Hummmm. Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Uma história bem humorada, adorei.
    Não conhecia a palavra.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Entrevero? Italiano? Ai Chica, encontro cada palavra nos
    seus desafios que, confesso, não paro de aprender.
    E fui ver o desenvolvimento do seu texto e vejo que é uma
    espécie de churrascada, muito apetitosa, que até virou
    bagunça. Prefiro o prato em relação ao choque e ao combate.
    Adorei.
    Tenha dias felizes, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Chica,
    Não conhecia a palavra e adorei seu texto, sempre com o seu fino humor, que me ajuda a sorrir.
    Aprecio entrevero, mas de preferência sem muita afluência.
    Gosto muito de sossego;))!
    Beijinhos e um lindo dia.
    Emília

    ResponderExcluir
  13. Mais uma palavra nova que desconhecia, apesar de tantos anos a viver no Brasil; gostei muito do teu entrevero e adorararia ter vivido esse " espectáculo. E agora uma perguntinha....há 15 anos que tenho o Começar de novo e tu és das primeiras a aparecer nos meus " entreveros "( neste caso...reunião....convivio ) e tenho estranhado a tua ausência. Não estás zangada comigo, pois não? Bem, Amiga, aparece quando puderes e não ligues à minha preocupação Beijinhos e fica bem, principalmente com saúde e bom humor
    Emilia

    ResponderExcluir
  14. Olá Chica. Conheço a palavra mmas não sabia que significava tanta confusão assim. Não sabia tb que a origem era gaúcha . "Houve um entrevero ", por isso demorei a postar . Assim a usava . Mas é bem mais do que isso. É, vivendo e aprendendo . E por aqui, quanto aprendo !!! Abraços .

    ResponderExcluir

Obrigado por vir me ver aqui também...